Weby shortcut
Fernando Masanori

Fernando Masanori Confirmado Para o ENECOMP

Docente da FATEC São José dos Campos, adora dar aulas, graduado em Computação pelo IME-USP, mestrado pelo ITA.

Fernando MasanoriFernando é professor da FATEC São José dos Campos, adora dar aulas, graduado em Computação pelo IME-USP, mestrado pelo ITA. Já desenvolveu projetos para Cobra Tecnologia, PriceWaterHouse & Coopers, Credicard Mastercard e Itaú BankBoston. Seus maiores interesses são Python, NoSQL, Pentaho, Google Technology e Facebook. Nos dois últimos anos deu mais de cem palestras e minicursos, na comunidade Python, viajando pelo Brasil e outros treze países. É o criador do Python para Zumbis http://pycursos.com/python-para-zumbis/ Python é a sua desculpa para fazer amigos pelo mundo. Nos finais de semana ajuda em projetos sociais ligados à educação infantil. Os contatos dele você encontra em https://about.me/fmasanori.

A presença do Fernando Masanori no evento será de suma importância, e abordará temas diversos, como uma palestra sobre Técnicas de Estrutura de Dados com Python. Também fará uma palestra sobre a Diversidade e a Importância das Mulheres na Tecnologia. Além disso, irá realizar o Minicurso "Hackeando Dados Públicos com Python".

Segue descrição das palestras:

TÉCNICAS DE ESTRUTURA DE DADOS COM PYTHON:

Local: Auditório da Física.

Data: 16/11/2016, quarta-feira.

Horário: 18:00h às 19:00h.

Descrição: Estruturas de Dados é, tradicionalmente, uma disciplina "bicho-papão" nos cursos de Ciência da Computação e tem um alto grau de fracasso. Em FATEC São José dos Campos estamos adotando uma abordagem híbrida, com C e linguagens Python. A taxa de falhas diminuiu de 85% (2008) a 10% (2015). A palestra será amplamente ilustrado com o código em C e Python, abordando os diversos conceitos ensinados neste curso.

MINICURSO "HACKEANDO DADOS PÚBLICOS COM PYTHON":

Local: Laboratório de Informática 01.

Data: 17/11/2016, quinta-feira.

Horário: 09:00 às 12:00h.

Descrição: Tutorial, para iniciantes em programação :-)  Usando Python 3, sem nenhuma biblioteca externa, iremos responder as perguntas: 1) Quanto o Brasil gastou na Copa do Mundo 2) Quantas escolas existem, em funcionamento, sem água, luz e esgoto. Bônus: acesso aos editoriais do New York Times, dados da campanha eleitoral americana 2016. Este tutorial é interessante se você vem de outra linguagem e quer ter o primeiro contato com Python.

DIVERSIDADE E A IMPORTÂNCIA DAS MULHERES NA TECNOLOGIA.

Local: Auditório da Física

Data: 17/11/2016, quinta-feira.

Horário: 15:00h às 16:00h.

Descrição: Uma das maiores diferenças, na comunidade Python, em relação a outras comunidades, é o seu esforço para melhorar a diversidade. Há até mesmo uma Declaração Diversidade na PSF: "Criamos esta declaração diversidade porque acreditamos que uma comunidade diversificada Python é mais forte e mais vibrante. A comunidade diversa, onde as pessoas se tratam com respeito tem mais contribuintes potenciais e mais fontes de idéias "No últimos dois anos eu tive a sorte de participar de dez PyCon de em onze países diferentes:. Namíbia, Reino Unido, Japão, Brasil, Itália, Argentina, Uruguai, Alemanha, Canadá, EUA e Espanha. Alguns não eram conferências nacionais, mas foram EuroPython ou PyConUS. Eu era técnico em três meninas Django no PyCon Namíbia, Argentina e Brasil. Eu sempre tomou nota de experiências sobre como melhorar a diversidade, que poderiam ser úteis e replicável na minha comunidade local e gostaria de compartilhar na PyCon Japão. Há outros relatórios que eu também gostaria de compartilhar, que são apenas belas histórias pessoais de como Python atinge as pessoas mais distantes e lugares que você pode nunca ter imaginado.

 

Categorias : boas-vindas

Listar Todas Voltar